Google Website Translator Gadget

English plantillas curriculums vitae French cartas de amistad German documental Spain cartas de presentación Italian xo Dutch películas un link Russian templates google Portuguese foro de coches Japanese catálogos de Korean entrevistas a Arabic Chinese Simplified

Buscar este blog

Traductor

miércoles, 29 de marzo de 2017

Rússia pede na Justiça proibição da prática de testemunhas de Jeová

http://oglobo.globo.com/sociedade/religiao/russia-pede-na-justica-proibicao-da-pratica-de-testemunhas-de-jeova-21083830

 

 

 

Governo russo, com sede em Moscou, pretende banir testemunhas de Jeogvá, assim como já fez com mórmons e adeptos da Igreja da Cientologia - Alexander Zemlianichenko / AP

Publicidade

Últimas de Religião

MOSCOU — As atividades das testemunhas de Jeová estão na mira do governo da Rússia, que pediu à Justiça que proíba toda e qualquer prática da organização religiosa, que já conta com 175 mil seguidores no país.

 

 

O Ministério da Justiça solicitou ao Supremo Tribunal a proibição do Centro de Direção das Testemunhas de Jeová na Rússia, após investigar sua atividade, que considera "contrária às leis russas e aos próprios estatutos da organização".

— Não entendemos que objetivo as autoridades perseguem. Nos parece sem sentido. Achamos que se trata de um equívoco [...] e o Ministério da Justiça retirará sua ação — disse à Agência Efe o porta-voz da comunidade religiosa na Rússia, Ivan Belenko.

As testemunhas de Jeová temem que o governo tenha traçado como meta liquidar a totalidade de seus 2.200 grupos religiosos e 400 organizações locais. Tudo indica, no entanto, que eles já têm os dias contados na Rússia, uma vez que o Supremo respaldou no passado a proibição desta prática religiosa em várias regiões e cidades.

Em todos os processos judiciais contra a organização, as autoridades a incriminaram pelo armazenamento e difusão de literatura religiosa de caráter extremista.

— Todas as decisões judiciais contra nós se baseiam em uma única acusação: que alguns de nossos livros e discursos estão na lista de literatura extremista que existe neste país — explicou Belenko.

 

O porta-voz denunciou que as decisões de incluir determinadas publicações na lista negra "foram tomadas com base em opiniões de falsos analistas".

Uma citação do filósofo espanhol Miguel de Unamuno esteve a ponto de se transformar em motivo legal para proibir uma de suas organizações territoriais, segundo o porta-voz das testemunhas de Jeová.

— Unamuno escreveu que para crer na imortalidade da alma é preciso desejá-la, e o desejo deve ser forte o bastante para silenciar a voz da razão. Incluímos a citação em um discurso e a procuradoria nos acusou de extremistas. Só na última hora alguém retirou a denúncia, seguramente por respeito ao filósofo — lembrou Belenko.

A notícia, no entanto, chegou aos veículos de comunicação oficiais, que nos últimos anos embarcaram na onda propagandística que elogia a Igreja ortodoxa russa e critica movimentos religiosos minoritários, como as testemunhas de Jeová e os mórmons.

— Cada vez que os veículos de comunicação informam que algumas de nossas publicações foram incluídas nas listas de literatura extremista, nossos crentes são vítimas de atos violentos por parte de radicais — lamentou Belenko.

GUERRA CONTRA SEITAS

O presidente da Associação Russa para o Estudo de Religiões e Seitas, Aleksandr Dvorkin, considera que as testemunhas de Jeová são uma seita que cria em torno de seus seguidores seu próprio mundo, um entorno isolado do resto da sociedade.

Dvorkin também criticou e tachou como seitas os mórmons e a Igreja da Cientologia, proibida pela Justiça russa em novembro de 2015.

A campanha contra as seitas coincide com um aumento sem precedentes em mais de um século da religiosidade entre os russos, embora menos de 10% dos cidadãos frequente regularmente a igreja, segundo estudos do prestigiado Centro Levada.

Agora que os ortodoxos devem observar o grande jejum da Quaresma, apenas 3% dos russos seguem com rigor as restrições na alimentação prévias ao Domingo da Ressurreição.

Há muitos anos que o Kremlin anda de mãos dadas com a Igreja ortodoxa russa na defesa dos valores tradicionais, enquanto acusa o Ocidente de ser uma sociedade depravada que perdeu sua identidade por tolerar os casamentos gays e por permitir a entrada descontrolada de imigrantes que professam outras crenças.

 

No hay comentarios.:

Publicar un comentario

.